• Registro
Sustentável leveza de ser

Acredito que ir à escola seja uma das experiências mais fascinantes da vida. A criança sai do casulo familiar e encontra um ambiente que funciona sob outras regras e onde amplia seus horizontes a cada minuto, convivendo com muitas outras crianças o tempo todo. Sempre gostei de estudar e fui boa aluna (embora um pouco rebelde). Então não vou detonar o mundo pedagógico nesse artigo, ok?

Acontece que sinto muita pena dos estudantes. Em nome do vestibular, eles são obrigados a engolir toneladas de conteúdo indigesto. Ao conversar outro dia com uma adolescente do Ensino Médio, angustiada com a trigonometria, terrores antigos ressuscitaram dentro de mim.

Engenheiros que me desculpem, pois isso deve servir para alguma coisa, mas achei crueldade continuarem a apresentar esse assunto exatamente como se fazia no século passado: de forma totalmente descontextualizada e baseada na decoreba. Sobretudo para pessoas com cabeça de humanas, como é o meu caso e também o da minha jovem interlocutora.

Para a turma dos números, análise sintática e interpretação de poesias simbolistas provavelmente causam semelhante desgosto. Assim que saí da prova da Fuvest, deletei da cabeça as migalhas de trigonometria que consegui assimilar junto com a maior parte das matérias exatas. Hoje não consigo ir muito além da regra de três e das porcentagens. Que ninguém me peça para calcular juros compostos. Portanto, as horas da minha adolescência em que tentei aprender fórmulas e cálculos avançados foram apenas inúteis e desagradáveis.

Por outro lado, gostaria de saber mais sobre plantas, animais, saúde, sustentabilidade, antropologia e psicologia, culinária e de como consertar coisas. Quando aconteceu o tsunami, uma menina dinamarquesa salvou várias pessoas porque tinha ouvido na escola que, quando a maré recua muito e rápido, dali a alguns minutos vem a onda assassina. Isso, sim, é uma lição que todo ser humano deveria receber! Assim como o aviso de que construir casas nas encostas íngremes da Serra do Mar tem risco...

Felizmente, há sinais de mudança no ar.

Em Bali, a Green School (www.greenshoool.org) mistura conteúdos teóricos e vivências práticas necessárias para a construção de uma sociedade sustentável. No Brasil, o governo já implantou módulos de educação financeira em 810 escolas públicas. O tema, como sempre diz a expert e minha colega Patrícia Broggi, é fundamental.

Em vez de educar para o sucesso - conceito que significa êxito para alguns e fracasso para outros -, nossa sociedade deveria preparar melhor as próximas gerações para a vida. Como o espaço acabou e o assunto mal começou, mês que vem continuo.

 

Claudia Visoni, mãe dos gêmeos Alex e Julieta. É jornalista e trabalhou em diversas revistas. Em 2003, fundou sua própria empresa, a Conectar, que atua nas áreas de comunicação institucional, consultoria editorial e marketing. Fale com ela: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

Comentários  

 
0 #10 Legal.Chester Borges Durval 26-10-2011 14:28
Muito bom esses vídeos!!!
Citar
 
 
+1 #9 SENHOR MUITO OBRIGADO - Narração Cid Moreira.wmvJulia Rocha Camargo 20-10-2011 16:16
Citar
 
 
+1 #8 Salmo 38 - O Salmo do Milagre!!!Julia Rocha Camargo 20-10-2011 16:15
Citar
 
 
+1 #7 A Oração do Pai Nosso - Cid MoreiraJulia Rocha Camargo 20-10-2011 16:12
Citar
 
 
+1 #6 Salmo 91 (narrado por Cid Moreira)Julia Rocha Camargo 20-10-2011 16:11
Citar
 
 
+1 #5 Oração da manhã - Cid MoreiraJulia Rocha Camargo 20-10-2011 16:10
Citar
 
 
+1 #4 Deus não tem pressa - ReflexãoJulia Rocha Camargo 20-10-2011 16:09
Citar
 
 
+1 #3 Mensagem de Paz -Com Cid MoreiraJulia Rocha Camargo 20-10-2011 16:09
Citar
 
 
+1 #2 Reflexão Cid MoreiraJulia Rocha Camargo 20-10-2011 16:07
Citar
 
 
+1 #1 REFLITA SOBRE VOCÊ! - CID MOREIRAJulia Rocha Camargo 20-10-2011 16:02
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


CAPTCHA

S5 Box

Login Form

S5 Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.