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Curso: " A importância do desenho quanto a sua interpretação no cotidiano escolar" (pres/distância)) PDF Imprimir E-mail

A QUEM SE DESTINA: Profissionais que pretendem  atuar na área de interpretação de desenhos infantis.

DEFINIÇÃO: O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação da criança e seu mundo exterior. Segundo os psicólogos da Unidade de Desenvolvimento Psicológico e Educativo de San Salvador, por ética, só uma pessoa especializada, como alguns psicólogos, pode interpretar os desenhos, seguindo protocolos estabelecidos para esse fim. O especialista deve levar em conta a condição biográfica e familiar da pessoa que desenhou, bem como sua história pessoal, que servirá como marco de referência de quem está fazendo o desenho. Além disso, é necessário levar em conta que um desenho é importante, mas não define tudo. É uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar a saber, por exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família, sua escola, etc.

Através dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para uma pessoa adulta pode passar despercebido. O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A primeira porta que a criança abre o seu interior.

Fonte: http://br.guiainfantil.com/desenho-infantil/210-como-interpretar-os-desenhos-das-criancas.html

Através do desenho de uma criança é possível analisar seu carácter, sua personalidade, temperamento e carências. É possível também através do que a criança desenha, descobrir e reconhecer as fases pelas quais a criança está a passar, suas dificuldades, bem como seus pontos positivos. .

Sabe-se que entre 2 e 3 anos de idade, a criança ainda não faz desenhos com significado representativo.

Gradativamente a criança vai expressando traços mais significativos, entre os 2 e 3 anos, o que se nota são traços leves, ou fortes, pequenos rabiscos, etc.

Entre os 3 e 5 anos de idade, a criança já tenta desenhar de acordo com a sua realidade, e conforme a própria percepção. Evidente que ainda são traços sem grande expressão, mas que para a criança tem todo um sentido.

Alguns significados de alguns desenhos:

Árvore: Refere-se ao físico, emocional e intelectual da criança, Quando o tronco da arvore é alto e largo, revela que seu filho tem muita força na superação dos problemas. Quando o tronco for pequeno e estreito, revela vulnerabilidade às complicações.Se houver excesso de folhas, a criança tem grande ocupações talvez em excesso. Se houver poucas folhas, e galhos a criança está triste.

Casa: Desenho de uma casa grande, demonstra grande emotividade, se for uma casa pequenina seu filho demonstra que é uma criança retraída.

Barco: Desenhar barco significa que a criança adapta-se facilmente a imprevistos. Barcos grandes, revela que seu filho não gosta de mudanças e aprecia ter controlo da situação, se for barco pequeno seu filho é sensível, e tem grande intuição.

Flores: desenhar flores significa que seu filho é uma criança alegre e feliz.

Fonte: http://www.blogdacrianca.com/119/#ixzz1p8mZ6Wvn

OBJETIVO: Visar a interpretação e a abordagem psicopedagógica onde forneça subsídios para a utilização da leitura do desenho infantil como recurso potencializador dos processos de ensino-aprendizagem e nas avaliações psicopedagógicas.

PÚBLICO ALVO: Profissionais que pretendam atuar nos estabelecimentos farmacêuticos em geral.

PRÉ-REQUISITOS: Professores, psicopedagogos, Orientadores Educacionais e  Acadêmicos de Pedagogia e Psicologia.

MERCADO DE TRABALHO: É bastante favorável, pois tanto escolas, clínicas e outros necessitam de um profissional que tenha um conhecimento sobre essa área.


BASE SALARIAL: A remuneração deste profissional pode variar quanto sua função a ser desempenhada.


CARGA HORÁRIA: 50 h/aulas

CREDENCIAMENTO DO CURSO

Os Livros com Cursos Livres de Conhecimento do INEIB são amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na Lei que enquadra o conhecimento de Cursos Livres, Artigos 205 a 214 da CFB ; Lei nº. 9.394/96 Artigo 80. Bases Legais da Educação à Distância no Brasil Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97. Cursos livres são programas educacionais destinados ao desenvolvimento do conhecimento cultural pessoal, que dispensam autorização de funcionamento junto ao MEC/CAPES e conferem certificado do curso sem vínculo com estes órgãos. Todos os certificados do INEIB  serão emitidos em conformidade com a legislação vigente sobre Cultura e Conhecimento Livres.

AUTORIZAÇÃO E VALIDADE DOS CURSOS

Os Cursos Livres do INEIB são válidos para seu conhecimento, crescimento pessoal e cultural. Nosso instituto de educação trabalha emite certificado de curso em conformidade com a legislação vigente sobre cursos livres.

CONCLUSÃO DE CURSO E OBTENÇÃO DO CERTIFICADO

Para que o aluno receba seu Certificado do Curso é necessário que tenha sido aprovado em todas as disciplinas do mesmo. Uma vez concluídos o aluno estará habilitado para receber o certificado de conclusão, expedido pelo INEIB.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Solicitar a coordenação pedagógica dos cursos do INEIB.

 

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