• Registro
O Curso de Pós-Graduação PDF Imprimir E-mail

alt

Existem dois tipos de cursos de pós-graduação no sistema de ensino brasileiro: stricto sensu e lato sensu. O stricto sensu é a linha dos cursos de mestrado e doutorado, indicada para quem pretende seguir carreira acadêmica, ou seja, trabalhar em atividades próprias de instituições de ensino, como é o caso da docência ou da pesquisa (também realizada em determinadas empresas).

Os cursos tipo lato sensu se distinguem em outros dois tipos, conforme a reforma realizada pela Resolução 001/2007: especialização e MBA (Master in Business Administration). Foi dos Estados Unidos que se importou a terminologia MBA, internacionalmente utilizada para designar cursos de pós-graduação na área de negócios.

Mas de uma forma geral, esses dois tipos de cursos lato sensu (especialização e MBA) são constituídos de cursos regulares em seguimento à graduação e que visam desenvolver e aprofundar a formação adquirida nos cursos de graduação. Dentro desse contexto, os cursos tipo lato sensu têm duração mínima de 360 horas/aula sendo que o aluno, ao final do curso e mediante a apresentação de monografia e/ou artigo científico –TCC (Trabalho de conclusão de curso), recebe um certificado. Esses cursos possuem um formato semelhante ao dos cursos tradicionais, com aulas, seminários e conferências, ao lado de trabalhos de pesquisa sobre os temas concernentes ao curso e avaliações. Isso pode variar de acordo com a modalidade escolhida: presencial e /ou a distância.

O certificado, próprio desse tipo de curso, possui validade nacional e é emitido pela Pós-graduação: Universidade - UNIASSELVI . Por isso a validade dos certificados obedece a todas as exigências legais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) conforme Resolução 001/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação), publicada no D.O.U. em 8 de junho de 2007.

A UNIASSELVI com o objetivo de atender as diferentes demandas e perfis de alunos, foram desenvolvidas três formas de organização e funcionamento dos cursos: semipresencial, semipresencial-flex e on-line. )

Os certificados de especialização da Pós-graduação da UNIASSELVI são emitidos por meio de convênios firmados com esta Instituição  devidamente credenciada pelo MEC para atuarem no Ensino Superior, como é o caso do INEIB.

Embora os cursos lato sensu não se submetam à avaliação sistemática, face às peculiaridades, em especial a mutação dinâmica, ditada por exigências do desempenho profissional, estão sujeitos à avaliação pelos órgãos competentes, por ocasião do recredenciamento da instituição, portanto o credenciamento institucional, e a declaração que o curso atende os requisitos enumerados pela Resolução CNE/CES nº 01, de 08/06/2007, (dados que constarão do registro do certificado) são, independentemente de outra formalidade, indicadores seguros da regularidade do curso.

Os objetivos gerais dos Programas de Pós-Graduação são:

  • capacitar docentes e pesquisadores;
  • preparar profissionais para atuarem em áreas específicas;
  • estimular e desenvolver atividades de pesquisa avançada com finalidade científica, didática e profissional e;
  • contribuir para o desenvolvimento sociocultural e científico assegurando melhor qualidade de vida.

A matrícula no curso de Pós-Graduação requer documentos acadêmicos pessoais do aluno desde a conclusão do curso de Graduação. Os documentos exigidos pelo MEC são:

  • Fotocópia do RG (não sendo aceito outro documento);- pois precisamos de dados como: naturalidade
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia frente e verso do diploma da Graduação autenticado;
  • Fotocópia autenticada do histórico escolar da Graduação;
  • Fotocópia do comprovante de endereço atualizado;
  • Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Fotocópia do comprovante de pagamento da taxa de matrícula;
  • 1 (uma) foto 3x4 atualizada;
  • Requerimento de matrícula e contrato de prestação de serviço impressos, devidamente preenchido e assinados.

 

 

S5 Box

Login Form

S5 Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.